Trump Ameaça Retirar Ajuda Federal para Incêndios na Califórnia e Critica Gestão de Água

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou na quarta-feira (22) suspender a ajuda federal para os desastres causados pelos incêndios florestais em Los Angeles, a menos que os governantes da Califórnia modifiquem a abordagem do estado em relação à gestão da água.
Em uma entrevista à TV norte-americana “Fox News”, Trump repetiu alegações falsas de que os esforços de conservação de peixes no norte do estado seriam responsáveis pela falta de água nos hidrantes de incêndio nas áreas urbanas, de acordo com a agência de notícias Associated Press.
Trump responsabilizou o governador democrata Gavin Newsom, seu adversário político, pelas dificuldades de Los Angeles no combate a alguns incêndios, apesar dos pedidos de parceria e respeito mútuo feitos por Newsom enquanto o estado enfrenta a tragédia.
“Eu não acho que devemos dar nada para a Califórnia até que eles deixem a água descer”, declarou Trump.
Desde o início dos incêndios em Los Angeles, na primeira quinzena de janeiro, Trump tem politizado a tragédia com desinformação e ataques a Newsom. Na quarta-feira, a região voltou a ser atingida por incêndios. Além dos focos de Palisades e Eaton/Pasadena, que ainda estão com 70% e 95% de contenção, respectivamente, um novo foco chamado Hughes já destruiu mais de 40 km². Pelo menos 31 mil pessoas precisaram deixar suas casas devido às chamas.
A ameaça de Trump ocorre enquanto ele se prepara para a primeira viagem presidencial de seu segundo mandato. Na sexta-feira (24), ele visitará o sul da Califórnia e o oeste da Carolina do Norte, que ainda se recupera dos danos causados pelo furacão Helene, ocorrido há mais de três meses.
Durante a entrevista, Trump também fez críticas à Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), afirmando que a agência está “interferindo em tudo”. Ele declarou preferir ver os estados resolvendo seus próprios problemas, mas não detalhou as propostas de reforma, afirmando apenas que a FEMA “será um grande assunto muito em breve”.